Qual a diferença entre visto humanitário e refúgio

Número de refugiados bate recorde mundial, com 65,3 milhões de casos em 2015. Brasil recebe apenas 0,013% dessas pessoas e inventou categoria híbrida de visto de acolhida

     

    O Brasil abriga atualmente 0,013% dos 65,3 milhões de refugiados do mundo. O percentual ínfimo é um reflexo principalmente da condição geográfica do país - distante fisicamente dos grandes conflitos armados atuais.

    Essa participação tão pequena levanta questões sobre como o país lida com vítimas de situações de vulnerabilidade em seu próprio entorno, principalmente em relação os haitianos - que, em 2015, foram os maiores solicitantes de refúgio por aqui, com 48.371 pedidos. Para esses casos, o país aplica uma política humanitária peculiar, chamada “visto humanitário”.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.