Estas são 5 práticas simples, e básicas, que podem tornar a gestão pública mais transparente

Todo órgão público é obrigado por lei a facilitar e a garantir o acesso à informação ao cidadão, mas mesmo medidas comuns, como uma ferramenta de busca, ainda são exceção no país

     

    Quem acessa o site da prefeitura de Areado, cidade mineira de 14.740 habitantes, precisa dar só um clique para fazer um pedido de informação ou para acessar a folha de pagamentos dos servidores do mês.

    Já quem acessa o site da prefeitura do Rio, metrópole de 6,4 milhões de habitantes, precisa ter paciência. A página inicial não tem um link direto para o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão). O internauta precisa clicar na opção 1746 (central de atendimento) para lá encontrar a opção “Lei de Acesso à Informação” (são necessários mais dois cliques).

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.