Qual o papel dos memes na discussão política

Memes ajudam a lidar com frustrações e tornam a política mais 'cool', mas o debate pode ficar raso

    Imagine a seguinte cena: em 2030, um jovem de 15 anos se aproxima da mãe e pede ajuda com o dever de história, uma redação sobre a conturbada vida política no Brasil a partir de 2015. “Achei que você nunca fosse perguntar”, diz a mãe, comovida, enquanto abre a pasta “Memes 2017” no computador.

    A piada veio do Twitter, mas ilustra com precisão a maneira como uma fatia da internet brasileira lida com o furacão político que está passando pelo país: com memes, as fotos com texto por cima que nesse caso ridicularizam ideologias e políticos, fazem referências à cultura pop e se tornaram quase onipresentes nas redes sociais.

    Os memes políticos são uma forma de marketing de ideologia produzido pelos usuários comuns. Como efeito colateral, ajudam a lidar com a frustração causada pelo momento político e a aproximar a narrativa política do entretenimento, o que gera mais interesse e aproximação do tema por parte da sociedade. Mas também podem contribuir para a polarização da discussão política.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.