O que é o Nuit Debout, movimento de rua que pretende revolucionar a política na França

Milhares de jovens da classe média francesa ocupam há mais de um mês uma das praças icônicas de Paris criticando os políticos e os partidos na tentativa de revigorar a política em si

     

    A pretensão não é pouca. O movimento de rua chamado Nuit Debout que reúne milhares de franceses em permanente estado de mobilização no centro de Paris desde o dia 31 de março proclama basicamente a refundação da política em novos termos.

    Nos protestos de 1º de Maio deste ano, e nos dias que antecederam a data máxima do calendário sindical no mundo, muitos dos jovens mobilizados na Praça da República foram acusados de envolvimento com distúrbios, choques com a polícia e depredação de patrimônio público, levando as autoridades a restringirem o consumo de álcool e o direito de assembleia na capital francesa.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.