Ir direto ao conteúdo

Encontraram uma onça-pintada em um parque em São Paulo. E essa é uma ótima notícia

Felino ameaçado foi fotografado em duas ocasiões diferentes. Sua presença indica a integridade do ambiente e da cadeia alimentar

 

À primeira vista, se deparar com uma onça-pintada - um felino carnívoro que pode chegar a 96 quilos - pode não ser uma sensação agradável. Mas, para os biólogos que trabalham em áreas de preservação no Parque Estadual da Serra do Mar, no extremo sul da cidade de São Paulo, ter conseguido observar um exemplar dessa espécie foi motivo de comemoração.

O felino foi registrado em duas ocasiões diferentes por armadilhas fotográficas instaladas no Parque Estadual da Serra do Mar, que abrange 25 municípios do Estado de São Paulo (e parte da capital). O projeto faz parte do estudo da analista ambiental Lilian Bonjorne de Almeida, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros.

Por causa da caça e da destruição de seu habitat, a onça-pintada é um animal ameaçado de extinção em todo o Brasil. A situação é pior na região da Mata Atlântica: seu status é “criticamente em perigo de extinção”. Para sobreviver, o felino precisa de uma grande área preservada - ele costuma percorrer cerca de 50 quilômetros por dia. Pela sua extensão, que abrange 25 municípios, o parque da Serra do Mar provou ser um ambiente propício para sua sobrevivência.

 

As fotografias, porém, ainda não servem como evidência conclusiva de que a presença de onças-pintadas está aumentando. Mas já são um sinal da integridade da cadeia alimentar que está abaixo dela.

“A onça se alimenta, geralmente, de animais grandes como antas, catetos, queixadas, macacos e quatis, entre outros”, explica a Fundação Florestal (Fundação para conservação e a produção Florestal do Estado de São Paulo). “O registro indica que o restante dos animais da cadeia alimentar está presente também e o ambiente está equilibrado.”

Segundo a Fundação, a onça-pintada só representa riscos reais ao ser humano se ela se sentir ameaçada de alguma forma. Sua presença, neste momento, é só motivo de comemoração.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!