Ir direto ao conteúdo

Brasil é o terceiro país no 'índice de ignorância' mundial. Entenda o que isso significa

Percepção dos brasileiros em relação à realidade é das mais discrepantes, aponta pesquisa

    O Brasil é o terceiro país onde as pessoas tem menos noção da realidade. Pelo menos é o que indica uma pesquisa chamada "Perils of Perception", conduzida pela empresa de marketing Ipsos Mori.

    Entre 1 e 16 de outubro, os pesquisadores entrevistaram mais de mil pessoas de 33 países diferentes. No "índice de ignorância", perdemos apenas para México e Índia. Veja o ranking dos dez piores: 

    1. México

    2. Índia

    3. Brasil

    4. Peru

    5. Nova Zelândia

    6. Colômbia

    7. Bélgica

    8. África do Sul

    9. Argentina

    10. Itália

    A pesquisa avaliou o quanto as pessoas conhecem dados de seu país. Os entrevistados foram perguntados acerca de informações sobre religião, idade média da população, número de pessoas com acesso à internet e mulheres na política, entre outros dados. A conclusão da pesquisa é que, no Brasil, a ignorância sobre a nossa própria realidade é grande.

    Brasileiros não têm noção da realidade

     

     
     

    Os pesquisadores também perceberam que os brasileiros subestimam a quantidade de mulheres no trabalho e quanto dinheiro concentram as pessoas que fazem parte do grupo de 1% mais ricos do país. Erramos por pouco, mas erramos.

    Um dos índices que tem mais disparidade é a idade média dos brasileiros. Entre os entrevistados, acredita-se que ela é de 56 anos; no entanto, a idade média por aqui é de apenas 31. Também somos os que mais superestimaram a quantidade de pessoas com menos de 14 anos: enquanto pensamos que elas são 39% da população, na verdade são apenas 24%.ESTAVA ERRADO: O gráfico que acompanhava inicialmente este texto falava apenas da percepção das pessoas em relação  à "obesidade", quando, na verdade, a pesquisa fala também de "pessoas acima do peso". Além disso, os entrevistados superestimaram a quantidade de pessoas com menos de 14 anos; não com mais de 14 anos, como havia sido sido informado originalmente.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!