Lava Jato: a origem e o destino da maior operação anticorrupção do país

Investigações revelaram megaesquema envolvendo políticos e empreiteiros, com superfaturamento de contratos públicos e pagamentos de propina. Métodos e focos são questionados

A Operação Lava Jato é a maior investigação contra a corrupção já realizada no Brasil. Desde que foi deflagrada, em março de 2014, determinou os rumos políticos e econômicos do país, revelando esquemas ilegais na Petrobras, principal estatal brasileira, e em grandes obras de infraestrutura.

Baseada em análise de transações financeiras e em delações premiadas de envolvidos nos desvios, a operação mostrou como o superfaturamento combinado com grandes empresários abasteceu o caixa dos mais variados partidos, além de contas pessoais de figuras importantes da República.

Vá ainda mais fundo

Considerações sobre a Operação Mani Pulite, artigo do juiz federal Sergio Moro

‘Operação Abafa’ tenta barrar avanços do STF, artigo escrito pelo ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso

Além de enfrentar a corrupção, Lava Jato impõe capitalismo a empresários, artigo de Caio Farah Rodriguez, professor-fundador da Escola de Direito da FGV-RJ e advogado que atuou na negociação do acordo de leniência da Odebrecht

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.