Em junho de 2016 os britânicos decidiram se separar da União Europeia. O “Brexit”, como ficou conhecido o processo, marcou a primeira vez que um membro quis deixar o grupo do qual todos sempre desejaram fazer parte. Um grupo que representa também o projeto mais ousado de integração regional já colocado em prática no mundo. O evento marcou o ápice de um debate que ganha força em outros países europeus: será que eles querem mesmo ser parte da União Europeia?
Criado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o projeto marcou uma reviravolta nas relações entre países que antes viviam imersos em rivalidades e beligerâncias. Por ser o mais aprofundado do mundo, o bloco europeu marca também um ponto de referência para todas as iniciativas de integração em outras regiões. Sua derrocada — que nunca foi tão temida quanto agora — poderia marcar também um redirecionamento na forma como as relações internacionais são tocadas desde o início do processo de globalização.
O Nexo, então, resgata a história e o desenvolvimento da União Europeia, sua importância política e seu funcionamento para explicar o que está em jogo agora e como o bloco chegou até aqui.