‘Donos do mercado’: quem manda no prato dos brasileiros


O ‘Nexo’ publica trecho de livro-reportagem que investiga como os grupos Carrefour e Pão de Açúcar se tornaram gigantes do varejo alimentar brasileiro. Por trás desse império, os autores encontram violações trabalhistas, agricultores encurralados e um modelo de negócios que privilegia alimentos ultraprocessados

Em 22 de maio de 2020, acordamos com a notícia de que o Brasil ultrapassara a marca de vinte mil mortes por covid-19. Apenas mais um entre tantos limites civilizatórios que havíamos nos acostumado a cruzar nos últimos anos. Sabíamos que aquele patamar ainda estava muito distante da contabilidade final. Sabíamos que moradores das periferias morriam muito mais. E também a isso havíamos nos acostumado.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Exclusivo para assinantes

Tenha acesso a todo o nosso conteúdo, incluindo expressos, gráficos, colunistas, especiais, além de newsletters exclusivas com curadoria da redação. Apoie o jornalismo independente brasileiro de qualidade.
Assine o Nexo.