Ir direto ao conteúdo

Foto: Divulgação

A fundadora da consultoria Gestão Kairós indica cinco obras para quem quer refletir sobre a valorização da diversidade e o desenvolvimento sustentável

Vivi na pele os desafios de ser mulher e negra. E por anos pude olhar de dentro das empresas o que funcionava e o que não funcionava quando o assunto era a valorização da diversidade. Durante 14 anos trabalhando com sustentabilidade e diversidade em grandes empresas, aprimorei meu olhar e me especializei para poder contribuir no processo de mudança do mundo.

Fiz uma lista de obras que foram fundamentais para a construção do meu pensamento e que procuro compartilhar com quem está a minha volta. Além deles, indico o meu livro “Como ser um líder inclusivo”, que traz histórias cotidianas, exemplos práticos e reflexões para todos — afinal, cada um de nós, em algum momento, está liderando processos, seja em empresas, na família ou em outros contextos.

A Riqueza na Base da Pirâmide - Como Erradicar a Pobreza com o Lucro

Prahalad, C. K. – Bookman

O autor busca despertar a atenção para as oportunidades existentes na base da pirâmide social. A inclusão dos pobres na estratégia de desenvolvimento das organizações é uma forma de incentivar o empreendedorismo e o surgimento de novas ideias. A lição mais importante é que os pobres devem parar de ser vitimizados e não podem ser vistos como um fardo para a sociedade. É preciso reconhecê-los como uma parte importante da população com as mesmas condições de empreender, inovar e criar como qualquer outra pessoa.

Identidade Cultural na Pós-modernidade

Stuart Hall – Editora Rio de Janeiro DP&A

O autor nos traz elementos sobre a pós-modernidade e reflete sobre a construção da identidade humana e de como esse processo tem mudado ao longo dos anos. Parâmetros e padrões, que antes eram estabelecidos de forma sólida e imutável, hoje se transformam de forma mais rápida, mudando a nossa forma de ser e de interagir com o mundo.

 O mundo de Sofia

Jostein Gaarder – Editora Companhia das Letras

“O mundo de Sofia” nos leva a uma viagem sobre a história da filosofia, explicando conceitos complexos de forma didática. Amplia a nossa visão de mundo, sobre nós mesmos e nossa relação com as questões humanas que nos rodeiam. Reflexões fundamentais para os dias atuais.

Organizações Exponenciais

Malone, Michael S., Ismail, Salim, Geest, Yuri Van - Hsm Editora

Esse livro nos traz uma visão ampla e interessante sobre as empresas da nova era que, sem demandar grandes estruturas físicas e investimentos financeiros e humanos, e pautadas pelo conceito da desmaterialização, mudaram a lógica de oferta de serviços e produtos. Ele põe à prova o entendimento que tínhamos até então sobre o mercado de trabalho. E nos dá um vislumbre sobre o que está acontecendo e o que acontecerá na humanidade devido à 4ª revolução industrial.

Canibais com Garfo e Faca

John Elkington – M.Books

O livro do John Elkington é leitura obrigatória para quem trabalha com sustentabilidade e está atento aos dilemas sociais e ambientais do mundo capitalista e industrializado. Qual a razão de ser das empresas? Como elas podem contribuir com os desafios da humanidade? Que responsabilidade elas têm em meio ao sistema capitalista? Questões de hoje, fundamentais para todos nós.

 

Liliane Rocha é fundadora e CEO da Gestão Kairós, autora do livro “Como ser um líder inclusivo” e criadora do conceito diversitywashing, a “lavagem da diversidade”.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!