Foto: Arquivo pessoal

O criador da página Diário Ilustrado da Paternidade, Rodrigo Bueno, indica 5 livros com diferentes olhares sobre a experiência de ser pai

Não sou especialista em literatura, mas gosto muito de ler. Dentre os livros que me fizeram a cabeça (e o coração) no assunto paternidade, recomendo estes “top five”:

Para Educar Crianças Feministas – Um Manifesto

Chimamanda Ngozi Adichie

Com esse livro entendi que as bases essenciais da paternidade têm muito a ver com o feminismo, que luta por um equilíbrio e revezamento justo de tarefas e papéis entre homens e mulheres.

João de Ferro – um livro sobre homens

Robert Bly

É um livro sobre a mitologia universal masculina, numa perspectiva ancestral e moderna, com muitas referências de diversas culturas. A paternidade aqui é um ato sagrado, essencial para a evolução humana.

O Livro do Pai

Paul Barker

Esse é pra rir muito. Trata-se de um catálogo irreverente de pais. Diversos estilos de paternidade observados com a lente do humor. Cheio de ilustrações. Divertidíssimo!

A Terceira Margem do Rio (conto do livro Primeiras Histórias)

João Guimarães Rosa

É um conto bem curtinho que vale por um milhão de enciclopédias. Sobre um pai que decide viver dentro de uma canoa no meio de um rio, deixando a esposa e os três filhos em terra, sem saberem o que o motivou a viver assim. Lindo demais.

Bebegrafia

Victor Farat e Rodrigo Bueno

Sou coautor desse livro (junto com o Victor Farat, outro pai cartunista). Aqui a gente conta em quadrinhos sobre os nossos perrengues, aprendizados e descobertas em nosso primeiro ano de exercício ativo da paternidade.

Rodrigo Bueno é ilustrador, designer gráfico e pai de gêmeas. Publica suas reflexões sobre a experiência de ser pai na página Diário Ilustrado da Paternidade no Facebook e no Instagram.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: