Ir direto ao conteúdo

Foto: Arquivo pessoal

Carlos Gamboa, presidente de empresa que cria startups, recomenda cinco obras para quem quer inovar no mundo dos negócios

Quando passei a me dedicar integralmente à jornada empreendedora, percebi que consumia muito material online. Mais recentemente retornei à disciplina de ter sempre um (ou alguns) livros na cabeceira. Dividi meus interesses em dois campos, os livros que agregam conhecimento técnico, clássicos que todo empreendedor deveria ler, e biografias, que contam a trajetória de personalidades ou projetos de sucesso. Na lista abaixo busquei reunir alguns livros mais da primeira categoria, que além de relevantes tecnicamente são uma boa leitura. 

De Zero A Um

Peter Thiel

O cofundador do PayPal Peter Thiel acredita que, para empreender, a melhor maneira não é competir, mas sim criar um monopólio em cima de um negócio já existente. No livro, ele discorre sobre como cada inovação é única, indo de 0 a 1, mas ensina como mirar no progresso e originalidade da ideia, fazendo as perguntas certas para alcançar lugares ainda inexplorados. Traz também uma reflexão muito interessante sobre o dilema de fundar a sua startup ou participar ativamente do sucesso de uma startup existente.

Venture Deals

Brad Feld e Jason Mendelson

Esse é um livro de cabeceira e referência quando o assunto é captação de recursos e capital de risco. Com a expertise dos empreendedores Brad e Jason, ambos investidores e fundadores, o livro se torna um curso completo para o novo empreendedor. Os autores trazem sua visão clara, pragmática e concisa, abordando desde a construção de seu negócio até as possíveis armadilhas no meio do caminho.

O Lado Difícil Das Situações Difíceis

Ben Horowitz

Escrito por um dos empreendedores mais respeitados do Vale do Silício, o livro conta a história de como Ben Horowitz construiu e investiu em empresas de tecnologia. Por meio de sua experiência, Horowitz aconselha novos empreendedores a lidar com problemas inesperados e a gerir sua própria empresa. É praticamente uma “mentoria” para o CEO/fundador que está vivendo as dores de uma startup em estágio de crescimento.

Jobs to Be Done

Stephen Wunker

Em “Jobs to Be Done”, Stephen Wunker traz uma perspectiva inusitada sobre inovar com sucesso. No livro, ele ensina empresas a transformar a forma como conversam com seus clientes, identificando suas necessidades e as transformando em experiências de valor. É o manual prático para aplicação e priorização da inovação em uma startup, com o cliente como foco.

Garra. O Poder da Paixão e da Perseverança

Angela Duckworth

Filha de cientista, a psicóloga Angela Duckworth sempre ouviu de seu pai que não tinha “genialidade”. Depois de se tornar professora e pesquisadora de renome, Duckworth entendeu que o que realmente importa na hora de alcançar o sucesso não é o talento, mas sim a “garra”. Após entrevistar pessoas bem-sucedidas, a autora compartilha com o leitor como essas pessoas perseveraram até obter destaque no que faziam. É um bom guia de reflexão sobre como estruturar prioridades de vida e manter-se conectado com seu propósito ao longo da sua jornada.

 

Carlos Gamboa é sócio-fundador da Fisher Venture Builder, empresa que constrói startups. Engenheiro aeronáutico formado pelo ITA, com MBA em gestão pela Wharton, Gamboa construiu sua carreira no mercado financeiro, especialmente na indústria de private equity. Fundou a Fisher VB em 2017.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

Mais recentes

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!