Foto: Maxwell Vilella

Etiene Martins, jornalista e publicitária, indica 5 livros infantis que fogem dos estereótipos dos contos de fadas e das séries de heróis

Chico Juba 

Gustavo Gaivota

O Chico é corajoso feito um leão e tem a imaginação do tamanho de sua juba! Ele é um grande inventor de xampus que pretende solucionar as incríveis reviravoltas de seu cabelo crespo. Essa não é uma tarefa fácil e Chico não poupará nenhuma de suas mirabolantes receitas. Seus esforços o levarão à incrível descoberta da autoestima e da beleza negra.

Omo-Oba – Histórias de Princesas

Kiusam de Oliveira

Omo-Oba - Histórias de Princesas reconta mitos africanos, divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral e que reforçam os diferentes modos de ser femininos. Dividido em seis mitos, relata as histórias de Oiá, Oxum, Iemanjá, Olocum, Ajê Xalugá e Oduduá.

Meu avó africano

Carmem Lúcia Campos

O garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana.

Zum Zum Zumbiiiiiiii

Sônia Rosa

É feriado! Hoje tem bolo, suco de laranja e brincadeira de pião lá em casa. Mas por que hoje é um dia tão importante? Ora, porque hoje é dia 20 de novembro, dia da consciência negra, dia de Zumbi dos Palmares. Você sabe quem foi esse herói que lutou contra a escravidão no Brasil? Sente-se para comer um bolo comigo que eu conto tintim por tintim sobre a vida do Zum Zum Zum biiii...

Embolando Palavras

Madu Costa

Moara, uma menina negra de olhos grandes e cabelos crespos viaja pelas aventuras das histórias do povo Yorubá contadas por sua avó. Conhece a Nigéria, o Benim, o Togo e outros países da África enquanto aprende a fazer bolo. Aprende a origem das palavras e seus mais diversos significados.  

Etiene Martins é graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. Fundadora do jornal “Afronta” que tem como público alvo a população negra de Belo Horizonte, proprietária da Livraria Bantu que é especializada em literatura negra e militante do Movimento Negro.  

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Continue sua leitura

Para acessar este conteúdo, inscreva-se abaixo no Boletim Coronavírus, uma newsletter diária do Nexo: