Foto: Arquivo pessoal

Guga Chacra, jornalista e comentarista da Globonews em Nova York, indica 5 obras para entender a Turquia de hoje

O Nexo é um jornal independente sem publicidade financiado por assinaturas. A maior parte dos nossos conteúdos são exclusivos para assinantes. Aproveite para experimentar o jornal digital mais premiado do Brasil. Conheça nossos planos. Junte-se ao Nexo!

Sou neto de libaneses e sempre considerei o Líbano meu segundo país. Todos os antepassados do meu pai, sem exceção, são desta região no Levante há gerações. Por séculos, eles viveram no Império Otomano. Eram, portanto, cidadãos otomanos do mundo árabe, de religião cristã grego-ortodoxa e melquita (grego-católica). Por este motivo, depois de passar muitos anos apenas focado em Líbano, Síria e Israel-Palestina, passei a querer estudar mais o Império Otomano e comecei a ler estes livros abaixo. Acho que podem ser interessantes para quem quiser entender a Turquia de hoje, um dos países mais importantes geopoliticamente do planeta. Além destes, recomendo todos os romances do escritor turco Orhan Pamuk, Nobel de Literatura.

Midnight at the pera palace: the birth of modern istambul

Charles King

Fala sobre uma Istambul a partir do fim do Império Otomano, com a derrota na Primeira Guerra. Usa, como símbolo, o Pera Palace, localizado em uma área cosmopolita da cidade. É uma viagem para a época do Expresso do Oriente, quando nasceu a Turquia laica e moderna.

 

The fall of the Ottomans – the great war in the middle east

Eugene L. Rogan

É um livro bem histórico, que relata a Primeira Guerra Mundial pelo ângulo dos otomanos. Trata-se de uma visão complementar à que estamos acostumados, com a narrativa dos EUA e da Europa Ocidental.

 

Constantinople  – city of world’s desire, 1453-1924

Philip Mansel

O título usa o nome antigo de Istambul para contar a história desta cidade a partir da queda de Constantinopla e por todo o período otomano. É uma viagem por um império que durou séculos e teve Istambul como capital por quase meio milênio.

 

Levant – splendour and catastrophe on the Mediterranean

Philip Mansel

Do mesmo autor de Constantinople, se foca em três cidades levantinas (Beirute, Alexandria e Smyrna). Era uma época em que muçulmanos, judeus, cristãos (gregos e armênios) conviviam em relativa paz no Mediterrâneo oriental.

 

The history of Turkey

Douglas Howard

Este livro é didático para pessoas interessadas em conhecer toda a história da Turquia. Fala do Império Otomano, mas o foco é na Turquia moderna.

 

Guga Chacra, mestre em relações internacionais pela Universidade Columbia, é comentarista da Globonews em Nova York e blogueiro do “Estadão”. Foi correspondente do jornal “O Estado de S.Paulo” nos Estados Unidos (2009-2013) e, anteriormente, no Oriente Médio (2008-2009). Também trabalhou como correspondente da “Folha de S.Paulo” em Buenos Aires (2000).

*Caso você compre algum livro usando links dentro de conteúdos do Nexo, é provável que recebamos uma comissão. Isso ajuda a financiar nosso jornalismo. Por favor, considere também assinar o Nexo.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.