Qual é o papel dos brancos na luta contra o racismo

Ao ‘Nexo’ pesquisadora de relações raciais e professora da UFSC falou sobre vantagem estrutural experimentada pelos brancos na sociedade brasileira e o que é preciso fazer para passar do discurso à prática de combate ao racismo

    A população negra, pobre e periférica do Brasil sente de maneira mais profunda os efeitos sociais e econômicos da pandemia de covid-19. Além da crise sanitária, a violência policial cotidiana das comunidades aumentou, com mais mortes ocorridas em operações da polícia em comparação com 2019.

    Influenciados pelo contexto dos EUA, protestos com pauta antifascista, antirracista e pró-democracia emergiram em cidades brasileiras em junho. Manifestos pró-democracia também têm surgido para fazer frente a ações e declarações do presidente Jair Bolsonaro e seus ministros.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.