Por que cientistas precisam ser também bons comunicadores

Em novo livro, pesquisador americano Lee McIntyre reverencia evidência científica como antídoto ao negacionismo. Ao ‘Nexo’, autor diz que internet tem jogado gasolina na ‘fogueira da irracionalidade’

 

Em 2016, um artigo publicado na revista científica do Instituto de Física do Reino Unido constatou, com base em seis estudos independentes, que 97% dos cientistas que tratam da questão climática concordam num ponto: os seres humanos estão, sim, causando o aquecimento global.

“Em termos de comparação, uma pesquisa similar concluiu que apenas 97% dos cientistas acreditam na evolução pela seleção natural, princípio que é o alicerce da biologia. Mais de 150 anos depois de Darwin, nós ainda não temos 100% de concordância sobre a evolução! Mas não precisamos disso, porque é como o consenso científico funciona”, escreve Lee McIntyre em seu livro “A Atitude Científica”, lançado em 2019 pela editora do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.