A questão indígena em 2019, segundo esta liderança

Às vésperas do Acampamento Terra Livre, Bolsonaro escalou a Força Nacional para ocupar a esplanada. O ‘Nexo’ conversou com Marcivana Paiva sobre a luta dos povos originários diante do governo

 

Desde 2004, lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reúnem no Acampamento Terra Livre, uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A 15ª edição do encontro, considerado “a maior assembleia dos povos indígenas do Brasil”, acontece entre 24 e 26 de abril.

Nas palavras do presidente Jair Bolsonaro, trata-se de “um encontrão de índio”. Em transmissão ao vivo no Facebook no dia 11 de abril de 2019, Bolsonaro afirmou: “Queremos o melhor para o índio brasileiro, que é tão ser humano quanto qualquer um de nós. Mas essa farra vai deixar de existir no nosso governo”.

PARA CONTINUAR LENDO,
TORNE-SE UM ASSINANTE

Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
SEM DIFICULDADES

Já é assinante, entre aqui

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.