Ir direto ao conteúdo
Profissão

Pedro Menezes: do que o Brasil precisa e o que farei por isso

Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, laboratório de políticas públicas que visa a racionalizar o debate político e econômico brasileiro. Também é colunista da Gazeta do Povo e do Infomoney.

Este texto é parte de um projeto de breves entrevistas com membros da sociedade civil, que durante a campanha eleitoral vão falar de suas expectativas para o próximo mandato presidencial e apontar suas próprias ações na tentativa de contribuir para o futuro do país.

Do que o Brasil precisa nos próximos quatro anos?

“O ideal seria encarar o descontrole das contas públicas como oportunidade para avançar nos outros problemas fundamentais do país, como baixo crescimento econômico e injustiças sociais. O governo precisa não só diminuir seus gastos, mas redirecioná-los para buscar mais eficiência e arrecadação. Vale o mesmo para o outro lado da questão fiscal, o sistema tributário. Poderíamos cortar pesado na Previdência e no funcionalismo, voltando as despesas para metrô, creche, saneamento, infraestrutura, etc. Em 2022, queria ver a dívida pública em trajetória sustentável sem que as reformas tenham prejudicado os outros desafios do país.”

E o que você vai fazer para isso, para além do voto?

“Na política, uma parte do debate envolve valores e tribos. Outra parte, muito menos comentada, está nas restrições com as quais nos defrontamos, a estimação dos custos e benefícios de cada escolha ideológica. Essa segunda parte me encanta, assim como a todos do Mercado Popular, porque por meio dela encontramos muitas convergências entre as tribos. Há uma série de dados públicos e conceitos técnicos desconhecidos pela população, apesar de importantíssimos. Quero ajudar escrevendo sobre isso, pesquisando, informando e ajudando as pessoas a terem conversas mais produtivas sobre políticas públicas.”

Com produção de Mariana Vick

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!