Ir direto ao conteúdo
Profissão

Adelaide Oliveira: do que o Brasil precisa e o que farei por isso

Foto: Acervo pessoal

Adelaide Oliveira é formada em letras e administração de empresas. Porta-voz do Vem Pra Rua, desde 2014 está no movimento, onde também atuou como coordenadora nacional. Na juventude, militou pelas Diretas.

Este texto é parte de um projeto de breves entrevistas com membros da sociedade civil, que durante a campanha eleitoral vão falar de suas expectativas para o próximo mandato presidencial e apontar suas próprias ações na tentativa de contribuir para o futuro do país.

Do que o Brasil precisa nos próximos quatro anos?

"Precisamos que cada instituição cumpra o seu papel, respeitando o dinheiro público e de todos os brasileiros, combatendo a corrupção como princípio e atendendo às reais necessidades da população: emprego, saúde, educação e segurança pública. O Brasil necessita de um choque de gestão.

Os próximos governantes terão que enfrentar questões nacionais rapidamente e com seriedade, além de esclarecer e prestar contas à nação sobre atos e resoluções. Também é necessária uma reforma partidária. Neste ano, as bancadas consumirão R$ 3 bilhões de recursos públicos por meio dos fundos partidário e eleitoral."

 

E o que você vai fazer para isso, para além do voto?

"A eleição do Congresso Nacional é tão ou mais importante quanto as majoritárias. O movimento reafirma uma frase muito falada entre seus integrantes: “Tchau, queridos”.

De um lado, a minirreforma eleitoral privilegia os maiores partidos e os velhos nomes da política com cláusulas de desempenho e redução do tempo de campanha, o que ajuda quem é conhecido e comanda a máquina pública. Por outro lado, o Vem Pra Rua acredita na renovação política e no voto consciente dos mais de 140 milhões de eleitores, procurando representantes sérios e comprometidos.

Infelizmente passamos muitos anos separados da política. O Vem Pra Rua vai se manter engajado na conscientização de que a democracia pertence a todos e não apenas a eles. Cada um deve assumir a responsabilidade de fazer tudo o que puder para que tenhamos um Congresso que nos represente."

Com produção de Mariana Vick

 

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!