Lima Barreto é um bom autor para pensar o contexto brasileiro atual, diz biógrafa

Lima Barreto é um bom autor para pensar o contexto brasileiro atual, diz biógrafa

Novo trabalho da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz retrata a ambiguidade, relevância e atualidade do autor negro que viveu no início do século 20

“É notório que aos governos da República do Brasil faltam duas qualidades essenciais a governos: majestade e dignidade”. A frase de Lima Barreto é apenas um dos exemplos de como o escritor brasileiro e sua obra dialogam com o Brasil ao longo de sua história, o que também é verdade para o momento atual. Depois de uma biografia do Brasil, a historiadora, antropóloga e colunista do Nexo Lilia Schwarcz lança a biografia de Lima Barreto, autor de “Triste fim de Policarpo Quaresma” e “Clara dos Anjos”, entre outros.

Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

Já é assinante?

Entre aqui

Exclusivo para assinantes

Tenha acesso a todo o nosso conteúdo, incluindo expressos, gráficos, colunistas, especiais, além de newsletters exclusivas com curadoria da redação. Apoie o jornalismo independente brasileiro de qualidade.
Assine o Nexo.