Ir direto ao conteúdo

O início do governo Bolsonaro, visto por cientistas políticos

Nesta série de ensaios, publicada entre junho e julho de 2019, oito especialistas analisam os primeiros meses de gestão do novo presidente, como parte de uma parceria entre o ‘Nexo’ e a Associação Brasileira de Ciência Política

    Jair Bolsonaro venceu as eleições de 2018 com um discurso de extrema direita e de oposição ao establishment político. Assumiu a Presidência da República em 1º de janeiro de 2019. Como vem se dando esse início de gestão no Palácio do Planalto? A fim de responder a essa pergunta, o Nexo publicou, entre junho e julho de 2019, uma série de ensaios de cientistas políticos, que refletem sobre os primeiros meses de governo federal. Esses especialistas analisaram diferentes aspectos, como a articulação política, o discurso conservador, a política externa, a relação com os militares, os evangélicos, os ativismos e mais. Leia abaixo os oitos textos que compõem a série, parte de uma parceria com a Associação Brasileira de Ciência Política.

    Reforma da Previdência e a articulação política terceirizada

    Neste ensaio, Argelina Cheibub Figueiredo analisa a relação de Bolsonaro com o Congresso Nacional. A professora da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) usa o caso da reforma da Previdência, projeto prioritário do governo, para buscar entender essa dinâmica.

    Leia na íntegra

     

    Os dilemas do outsider da direita brasileira na Presidência

    Neste ensaio, Leonardo Avritzer analisa a relação de Bolsonaro com os grupos que o apoiam. O professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) examina como se dá a sustentação ao governo por parte do mercado, dos evangélicos, dos militares e de sua base nas redes sociais.

    Leia na íntegra

     

    Os limites políticos de um presidente da República fraco

    Neste ensaio, Marta Arretche analisa a força política de Bolsonaro. A professora da USP (Universidade de São Paulo) e diretora do CEM (Centro de Estudos da Metrópole) reflete sobre a agenda do presidente e a relação do Executivo com o Legislativo e o Judiciário.

    Leia na íntegra

     

    O interesse nacional e a privatização da política externa

    Neste ensaio, Sebastião Velasco analisa a política externa de Bolsonaro. O professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) procura entender o que guia o governo nesse âmbito: quais são seus objetivos, pretensões e conexões com a tradição histórica da diplomacia brasileira.

    Leia na íntegra

    Com Bolsonaro, o ‘homem comum’ ascendeu ao poder

    Neste ensaio, Rosangela Schulz analisa o discurso conservador de Bolsonaro. A professora da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) examina os efeitos para a luta feminista no Brasil do antagonismo do novo governo às agendas igualitárias e da diversidade.

    Leia na íntegra

     

    Os generais e o capitão Bolsonaro: para onde vamos?

    Neste ensaio, João Roberto Martins Filho analisa a relação de Bolsonaro com os militares. O professor da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) avalia a posição do presidente no conflito entre o núcleo do governo ligado às Forças Armadas e uma ativa extrema direita civil.

    Leia na íntegra

     

     

    Os movimentos sociais e o ativismo no governo Bolsonaro

    Neste ensaio, Rebecca Neaera Abers analisa a relação de Bolsonaro com os ativismos. A professora da UnB (Universidade de Brasília) reflete sobre como o novo governo encara a participação da sociedade civil, examinando os efeitos da tentativa de extinção dos conselhos de políticas públicas.

    Leia na íntegra

     

    Religião e política: o país não é laico nem dos evangélicos

    Neste ensaio, Joanildo Burity analisa a relação dos evangélicos com Bolsonaro. Abordando a pluralidade interna desse grupo religioso, o professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) tenta compreender a presença e desenvoltura política da direita evangélica no novo governo.

    Leia na íntegra

     

     

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa Equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project. Saiba mais.

    Mais recentes

    Você ainda tem 2 conteúdos grátis neste mês.

    Informação com clareza, equilíbrio e qualidade.
    Apoie o jornalismo independente. Junte-se ao Nexo!