Ir direto ao conteúdo

Depoimentos
de Professores

Leia aqui alguns comentários que recebemos sobre o uso do Nexo em sala de aula:

“O melhor exemplo de que o jornalismo de dados pode fazer. Um trabalho magnífico do @NexoJornal sobre duas décadas de homicídio no Brasil. Para quem é professor, vale a pena dedicar pelo menos uma aula para a discussão do texto e dos gráficos”.

Via Twitter

“Parabéns pelos mapas. Como professor de Geografia, tenho utilizado vários deles em sala. Show.”

Via Instagram

“Planejava uma aula sobre o assunto. Chegou em boa hora!”

Via Facebook

“Nexo, vocês são bons demais. Sou professor de História e frequentemente uso em sala de aula o trabalho de alta qualidade feito por vocês. Muitos parabéns e obrigado pelo jornalismo sério e fundamentado”

Via YouTube

“Sou professor de Geografia em Belo Horizonte/MG e os gráficos que vocês têm disponibilizado tocam em assuntos sobre os que eu falo com os meus alunos. (...) O vídeo no Youtube sobre o Irã vai ser uma ferramenta muito bacana de ser utilizada. A plataforma é de fácil acesso e os alunos de hoje são mais visuais. Baseado no vídeo dá pra fazer dinâmicas e exercícios, já que utilizo o Google Sala de Aula. Aqui fica a sugestão de mais vídeos desse tipo, sobre vários assuntos. As reportagens são a mesma coisa. Quando batem com os assuntos que estão sendo tratados eu repasso para os alunos com o objetivo de leitura, atividade com questionário e resumo/resenha para fixação do assunto.”

Via Email

Depoimentos
de Estudantes

Leia aqui a avaliação de estudantes sobre a experiência de se preparar para o Enem em 2017 usando o Nexo, com a ajuda de um chatbot que enviava conteúdos do jornal sobre temas atuais:

“Ano passado fiz 980 pontos em redação depois de passar o ano inteiro lendo as reportagens, os artigos, as análises, enfim... tudo o que vocês produzem de melhor. Hoje, sou bolsista de uma das melhores universidades do país. Saudações e obrigado!”

Via Facebook

“O fato de a informação chegar aos vestibulandos de forma fácil, a utilização de gráficos e a objetividade nos artigos recomendados contribuíram muito para que eu obtivesse mais recursos argumentativos para a minha redação e para me manter atualizada.”

“Conteúdos relevantes para a atualidade, expostos de forma objetiva, clara e concisa, além de demonstrar um ponto de vista crítico acerca do que se está noticiando, facilitando a compreensão e estimulando o posicionamento questionador do público leitor. Parabéns!”

Eu já curtia a página do Nexo no Facebook, mas só depois fui me aprofundar mais, assinei e descobri que é maravilhoso. Além de ter achado muitas reportagens, referências e opiniões boas pra usar na redação do Enem, percebi que as notícias são mais completas do que a maioria das de senso comum que estudantes como eu pesquisam no Google para, por exemplo, ter evidências fortes na redação. Podem ter certeza de que se o tema da redação for algum dos que pesquisei no site, o resultado e a nota serão também mérito de vocês. Obrigada! <3

“Os temas que vocês mandaram são aqueles que todos sabem que existem e são atuais, porém não conseguem entendê-los. Me ajudou muito!”

“Abrange temas atuais, com gráficos, entrevistas com especialistas e vídeos que ajudam a compreensão. Recomendo sempre porque é excelente.”

“A forma como é apresentado o conteúdo e como ele é abordado auxilia muito o estudante a criar uma base de argumentação para a redação no Enem, além do fato de novas informações sobre diversas áreas serem postadas diariamente (bom para conhecimento geral e formação do cidadão inclusive)”

“Matérias com um grande número de dados estatísticos e de fontes confiáveis. Assuntos atuais e de grande relevância e servem de auxílio em várias áreas do Enem. Parabéns pelo trabalho de vocês.”

“É muito interessante, pois além de fazer correlações com conteúdos cobrados no Enem também é possível exercitar a interpretação, inclusive de mapas e dados.”

“A profundidade dos textos na explanação dos temas foi bem importante. A quantidade de textos por assunto também foi bastante satisfatória. Obs: Os textos sobre as ‘fake news’ coincidiram com a proposta de redação do vestibular da Santa Casa para Medicina. Grato!”

“As informações derivadas de mapas e pesquisas, entrevistas e porcentagens são fundamentais para melhor conhecimento do assunto proposto. Além de o Nexo conseguir transmitir melhor entendimento e maior potencialização do assunto, faz com que o assunto seja mais ‘prático’.”

“Já conhecia e acompanhava o Nexo Jornal, os textos são muito bem escritos e trazem muita informação de qualidade e as fontes são ótimas também. Desde o primeiro dia de experiência do chat Enem já indiquei para todos os meus amigos vestibulandos. Obrigada equipe do Nexo por informar minhas tardes todos esses dias, vocês são DEMAIS!”

“Qualidade das reportagens, confiabilidade, opinião de especialistas, diversidade na informação, envios diários, possibilidade de compartilhamento e acesso aos conteúdos anteriores. (Eu amo o Nexo!! <3). Muito obrigada pelo trabalho de vocês. Será de grande utilidade na minha redação.”

“Eu recomendaria o jornal Nexo, como um todo, aos meus amigos pelos seguintes fatores: a linguagem é acessível e bastante didática; as matérias costumam trazer referências históricas, estabelecendo um paralelo com a atualidade; os temas polêmicos quase sempre são acompanhados de dois ou mais especialistas no assunto; os infográficos e afins são de extrema utilidade e possibilitam uma visão mais ampla acerca do conteúdo discutido; os resumos semanais fazem total sentido pra quem tem um tempo escasso mas deseja estar por dentro dos acontecimentos; e, por fim, o chat voltado ao Enem é muito funcional, especialmente porque as notícias chegam até mim diariamente e as abordagens capturam aspectos políticos, sociais e econômicos, exemplificando com casos nacionais e internacionais.”

“Os artigos disponibilizados pelo chat são de grande qualidade e recorrentes tanto na prova objetiva quanto na redação do Enem, além de muito bem escritos, na linguagem cobrada pela prova. Foi essencial para adquirir conhecimento, argumentos e referências para os possíveis temas da redação.”

“Em muitas discussões sobre possíveis temas da redação em grupos de amigos, assuntos trabalhados pelo Nexo foram mencionados e todas as pessoas para quem indiquei a página gostaram muito. Pessoalmente, mesmo que eu passe em uma universidade este ano, pretendo acessar o chat novamente ano que vem e imagino que do meu grupo de convívio não serei a única. Não consegui pensar em nenhum ponto que poderia ser melhor, trabalho incrível e extremamente útil, sou muito grata.”

“Linguagem extremamente fácil de entender. Os temas são complexos e muitas vezes polêmicos, mas transmitidos de uma forma super didática e jovem, como tudo o que o Nexo faz. Amo as interações e os gráficos. A única coisa que considero ruim é que não tem como eu imprimir a notícia sem que imprima o site inteiro. Para pessoas como eu, que gostam de rabiscar e fazer anotações, esse é um recurso valioso, mas tive que me contentar em ficar sem ele :( Mas de todo jeito, vocês arrasam <3

Deixe seu depoimento

Conte para a gente o que achou da seleção de conteúdos do NexoEDU, das nossas newsletters para estudantes e professores, como você usou nossos materiais em sala de aula e como poderíamos melhorar sua experiência.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Termos de Serviço Google se aplicam.