Uma conhecida vegana há algum tempo me enviou um artigo que dizia que figos contém dentro deles insetos, muitas vezes não visíveis ao consumidor, e que por isso não são adequados para a alimentação vegana. Ela queria que eu confirmasse se essa informação era verdadeira antes de deixar de comer figos, pois, como vegana, se opõe ao consumo de animais e produtos animais.
Todo mundo come insetos, mas ninguém quer comê-los
É impossível não ingerir insetos durante nossas refeições. E, em termos ambientais e nutricionais, só temos a ganhar com a inclusão desses pequenos animais no nosso cardápio
Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.
Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.