Coluna

Como dietas ‘detox’ podem aumentar a produção de toxinas

    Regimes alimentares espalhados pela internet prometem promover o emagrecimento a partir da eliminação de ‘substâncias danosas’ ao nosso organismo. Mas que substâncias são essas?

    Começou um novo ano e, com ele, vêm as resoluções típicas dessa época, incluindo fazer regimes para contrabalancear os excessos cometidos em 2020. Ou pelo menos é isso que sugerem as propagandas que aparecem nas minhas mídias sociais, que recentemente andam repletas de sugestões de produtos para remover toxinas do meu corpo: as tais dietas “detox”. Os algoritmos de propaganda obviamente não compreendem que sou uma cientista que estuda metabolismo e efeitos de dietas. Portanto, sei que não existem dietas mágicas.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!