Coluna

Qual o problema da competição política pela vacina?

    Não será a disputa entre Bolsonaro e governadores que comprometerá a imunização dos brasileiros em 2021, mas sim o fato de que, se e quando aprovadas, não teremos vacinas em doses suficientes para a população

    O espetáculo é triste! João Doria, governador de São Paulo, anuncia o início do plano de vacinação no estado para o dia 25 de janeiro de 2021, antes mesmo que qualquer vacina tenha sido submetida para aprovação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O presidente Jair Bolsonaro constrange seu ministro da Saúde a excluir a vacina produzida em São Paulo do programa nacional de imunização. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, conclama ao confisco das vacinas paulistas. O presidente declara que não vai se vacinar, mas também recua e desdiz o que já havia afirmado.

    Marta Arretche é professora titular do Departamento de Ciência Política da USP (Universidade de São Paulo) e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole. Foi editora da Brazilian Political Science Review (2012 a 2018) e pró-reitora adjunta de pesquisa da USP (2016 a 2017). É graduada em ciências sociais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fez mestrado em ciência política e doutorado em ciências sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política do MIT (Massachussets Institute of Technology), nos EUA. Foi visiting fellow do Departament of Political and Social Sciences, do Instituto Universitário Europeu, em Florença. Escreve mensalmente às sextas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!