Coluna

O que aprendemos no 1º semestre de ensino a distância emergencial

    Foram muitos os desafios e aprendizados da experiência de trocar a sala de aula por vídeos, plataformas eletrônicas e ferramentas de educação não presencial

    Na noite de 13 de março, uma sexta-feira, foi divulgada uma nota dos dirigentes das universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp) suspendendo aulas presenciais nos seus campi a partir do dia 17 de março, em virtude da pandemia. No final de semana, nós professores da USP recebemos mensagens da reitoria estimulando a realização, quando possível, de ensino de graduação por meio de atividades a distância, utilizando ferramentas e plataformas eletrônicas.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!