Coluna

Eventos presenciais: por ora, querer não é poder

    Com a pandemia, congressos científicos, onde se discute coletivamente conhecimento adquirido, tiveram que ser realizados virtualmente. Ainda que o formato ofereça conforto e economia, estudos comprovam que nossa atenção diminui

    Em novembro, ocorreu o maior congresso científico mundial sobre radicais livres. O evento é organizado por uma sociedade internacional cujo presidente eleito, tenho orgulho de dizer, é o professor brasileiro Francisco Laurindo — o que reflete a nossa longa tradição de excelência na área. Congressos científicos são momentos de trocas de informação entre pesquisadores, onde discutimos nossos resultados, recebemos críticas e sugestões, conhecemos especialistas em assuntos correlacionados que podem nos ajudar com problemas, e decidimos juntos em que nossas atenções e trabalho devem focar. São variáveis em tamanho, juntando de algumas dezenas a alguns milhares de especialistas de diversas origens e formações trabalhando em cima de um tema de interesse. Todos incluem também discussões profundas, com o mote de que a troca de experiências e de críticas construtivas produz melhor avanço de conhecimento. É assim que se faz ciência.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!