Coluna

Conflitos se exacerbam na pandemia

    A crise impõe escolhas difíceis e exige custos elevados para os governos e as sociedades, mas também abre horizontes

    Poupar vidas diante de um vírus desconhecido, cuidar dos vulneráveis e preparar a economia para a retomada constituem o gigantesco desafio enfrentado pelo Brasil e pelo o mundo. A ciência, comprovada pela experiência de vários países, indica que o isolamento social precoce continua sendo a única estratégia eficaz, no curto prazo, para reduzir o contágio do novo coronavírus e salvar vidas. Evita-se, dessa maneira, o colapso do sistema de saúde, aumentando a cura dos casos graves. Ao mesmo tempo, protocolos de atendimento aos pacientes e testes de imunidade são aprimorados, remédios e vacinas continuam a ser pesquisados, alimentando a esperança de que a partir de 2021 haverá vacinas para todos. Ainda assim, as taxas exponenciais de contágio e morte pelo vírus no mundo são traduzidas diariamente em números assustadores — mais de 2,6 milhões de casos e 187 mil mortes até 23/04 — deixando poucas dúvidas sobre o risco enfrentado por todos nós.

    Cristina Pinotti é graduada em administração pública pela EAESP-FGV e cursou o doutorado em economia na FEA-USP. É sócia da A.C. Pastore & Associados desde 1993. Antes trabalhou nos departamentos econômicos do BIB-Unibanco, Divesp e MB Associados. Concentra seus trabalhos na análise da macroeconomia brasileira, com ênfase em temas da política monetária, relações do país com a economia internacional, e planos de estabilização. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo da teoria da corrupção e da história da operação Mãos Limpas, na Itália. É autora de diversos artigos e livros. Escreve mensalmente às sextas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!