Coluna

Como o novo coronavírus pode impactar a eleição americana

    A única certeza que podemos ter é que a pandemia torna os cenários políticos ao redor do mundo muito mais voláteis e imprevisíveis

    Difícil falar de qualquer tema, neste momento, que não seja o choque devastador da pandemia de covid-19. O impacto na vida das pessoas é enorme e, sendo assim, é de se esperar que as implicações políticas também sejam.

    No que diz respeito ao Brasil, já teci algumas considerações, em parceria com meus amigos Claudio Ferraz (também colunista do Nexo) e Rodrigo Soares. O tema é particularmente relevante, contudo, no contexto americano, dado que 2020 é ano de eleições presidenciais. O que podemos esperar do impacto do novo coronavírus sobre as chances de reeleição do presidente Donald Trump?

    A dimensão da crise atual é tamanha, e sua natureza tão pouco usual, que é um exercício um tanto temerário prever as consequências. O impacto negativo na atividade econômica está sendo enorme, e o trabalho de cientistas políticos sugere que o estado da economia no ano eleitoral tem grande poder explicativo sobre as chances de um presidente em busca de reeleição. No entanto, ainda não é claro quanto tempo este impacto irá durar, dado que ele evidentemente depende de quão rápido será possível controlar o vírus.

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Filipe Campante é Bloomberg Distinguished Associate Professor na Johns Hopkins University. Sua pesquisa enfoca temas de economia política, desenvolvimento e questões urbanas e já foi publicada em periódicos acadêmicos como “American Economic Review” e “Quarterly Journal of Economics”. Nascido no Rio, ele é PhD por Harvard, mestre pela PUC-Rio, e bacharel pela UFRJ, todos em economia. Foi professor em Harvard (2007-18) e professor visitante na PUC-Rio (2011-12). Escreve mensalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.