Coluna

Chester transgênico e outras lendas da ceia natalina

    Das aves ao tender, nada do que comemos é, de fato, ‘natural’ — nem mesmo os vegetais. Ao longo dos milênios, o homem aprimorou diversas espécies de seres vivos para que eles se tornassem mais palatáveis

    Em 2020, as comemorações de final de ano serão diferentes, pois não podemos viajar, visitar e abraçar parentes e amigos. Mas isso não significa que não devemos festejar em nossas próprias casas (sem convidados!), com a refeição especial que nos traz o conforto da familiaridade da ceia de Natal. De fato, se há algo para se comemorar neste ano trágico, é um certo retorno à tradição de preparar comida caseira e o benefício de saúde associado a ela.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!