Coluna

2020: o ano que foi, e ao mesmo tempo não foi, da ciência

    Entre avanços e ataques, cientistas viram seu trabalho ser mais valorizado em meio à pandemia

    Poucas horas nos separam da celebração de transição do fatídico ano de 2020 para 2021. Como os antigos romanos, que usavam a data para celebrar o deus Janus (com duas faces, que olham ao mesmo tempo para o passado e para o futuro), nós usamos a data simbólica para reflexões e resoluções por mudanças. Estou convicta de que 2021 será um ano menos sofrido, pois a ciência está triunfando e estamos vendo (admitidamente de longe) o início de um processo de vacinação mundial que, com tempo e determinação, irá acelerar significativamente o término da batalha que travamos contra o novo coronavírus, e que já resultou em aproximadamente 200 mil mortes comprovadas somente no Brasil.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!