Coluna

É hora de fazer uma doação para uma universidade pública

    A pandemia acelerou a criação de canais em que pessoas podem contribuir para as instituições educacionais, uma prática comum em países como os Estados Unidos

    Embora acusadas pelo próprio ministro da Educação, de forma totalmente irresponsável, de serem locais de prática de balbúrdia, as universidades e institutos de pesquisa públicos brasileiros seguem firmes em seu papel de centros de aquisição e difusão de conhecimento durante a atual pandemia. É nos laboratórios dessas instituições que foi identificado o vírus no Brasil. É nos seus hospitais que são tratados os casos mais complexos, e estudadas possibilidades de tratamento. É nos grupos de pesquisa desses locais que nascem ideias de novos equipamentos médicos e de proteção. São das universidades públicas os principais profissionais capazes de fazer modelos de propagação e instruir políticas públicas a partir deles. E também é nessas instituições que se abrigam centros e profissionais de comunicação de qualidade que vêm informando o público, se não convencendo nossas autoridades políticas, como melhor agir a cada fase do momento, com embasamento científico.

    Alicia Kowaltowski é médica formada pela Unicamp, com doutorado em ciências médicas. Atua como cientista na área de Metabolismo Energético. É professora titular do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Escreve quinzenalmente às quintas-feiras.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!