Coluna

Quais são os custos da violência policial

    Pesquisas baseadas em evidências, no Brasil e nos EUA, mostram que ação abusiva do Estado tem impacto de longo-prazo na sociedade

    O Brasil todo se chocou na semana passada quando nove militares do Exército fuzilaram com 80 tiros um carro onde viajava uma família. Segundo algumas explicações, os militares teriam confundido as vítimas com bandidos. No começo do ano a Polícia Militar do Rio de Janeiro deixou 13 mortos numa operação em favelas de Santa Teresa e Catumbi. Aparentemente as mortes aconteceram quando os suspeitos já estavam rendidos, sugerindo que houve execuções por parte da polícia.

    Claudio Ferraz é professor da Vancouver School of Economics, na University of British Columbia, Canadá, e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Ele é diretor científico do JPAL (Poverty Action Lab) para a América Latina. É formado em economia pela Universidade da Costa Rica, tem mestrado pela Universidade de Boston, doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley e foi professor visitante na Universidade de Stanford e no MIT.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Exclusivo para assinantes

    Tenha acesso a todo o nosso conteúdo, incluindo expressos, gráficos, colunistas, especiais, além de newsletters exclusivas com curadoria da redação. Apoie o jornalismo independente brasileiro de qualidade.
    Assine o Nexo.