É Carnaval! Você está com a família na Bahia. Entre ondas, confetes e arrochas, recebe de Lilia Schwarcz (que Mu-lher!), uma das historiadoras mais importantes do Brasil, um e-mail. A mensagem carrega o sugestivo título “Princeton”. Mudança de planos. Na última semana de férias, você desembarca em Nova York. Entre risos, lágrimas, superações, chegou a vez de celebrar o legado da socióloga e vereadora Marielle Franco. 14 de março de 2019. Lutos. Lutas.
Dia. “What does #mariellepresente it mean?” Noite. #mulheresnegrasmovemomundo. Em uma sala de jantar com ares coloniais, filósofa, antropóloga, socióloga e historiadora reinventam suas próprias verdades. Embora tenha aprendido se tratar de missão impossível, o quarteto realizou uma proeza: desmantelar a casa grande com as ferramentas do senhor. Em resposta ao improvável fato, suas integrantes despertaram o desejo incontrolável de muitos selfies, beijos, abraços. Doutoras em serem elas mesmas, partiram felizes.
(Intelectuais Negras: um tanto esotéricas assim - relato de uma noite inesquecível, abrilhantada por uma estrela chamada Angela Davis e pelas reluzentes Aisha M. Beliso-De Jesus e Tianna Paschel).