Coluna

Renda mínima é uma ideia de esquerda ou de direita?

    Estudos em todo o mundo ainda estão avaliando os resultados práticos das transferências diretas de verba do governo para cidadãos - uma prática que é defendida nos diferentes lados do espectro ideológico

    Muita gente se surpreendeu com a inclusão do conceito de renda mínima no programa do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), inclusive ele mesmo. Numa resposta a uma reportagem no jornal O Globo que dizia que Bolsonaro era a favor de dar um Bolsa Família para todos os brasileiros, o candidato postou no Twitter gargalhadas de ironia. O curioso é que tal proposta aparece tanto no programa de governo de Jair Bolsonaro, onde o candidato promete a "introdução de mecanismos capazes de criar um sistema de imposto de renda negativo na direção de uma renda mínima universal" como no programa de governo de Marina Silva onde podemos ler o seguinte: "Programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, são fundamentais para atender a situação emergencial das pessoas que se veem impossibilitadas de prover suas necessidades básicas. Estes programas devem ser preservados e reconhecidos como direitos assegurados por lei… Estudaremos, ainda, as possibilidades da implantação de programa de renda mínima universal"

    Claudio Ferraz é professor da Vancouver School of Economics, na University of British Columbia, Canadá, e do Departamento de Economia da PUC-Rio. Ele é diretor científico do JPAL (Poverty Action Lab) para a América Latina. É formado em economia pela Universidade da Costa Rica, tem mestrado pela Universidade de Boston, doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley e foi professor visitante na Universidade de Stanford e no MIT.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Já é assinante?

    Entre aqui

    Exclusivo para assinantes

    Tenha acesso a todo o nosso conteúdo, incluindo expressos, gráficos, colunistas, especiais, além de newsletters exclusivas com curadoria da redação. Apoie o jornalismo independente brasileiro de qualidade.
    Assine o Nexo.