Coluna

E agora, o que tem de novo na palavra resistência?

    Na segunda-feira, acordei de ressaca, tentando entender o antes e o depois que passa a marcar a história do país

    Planejei minuciosamente onde queria estar no momento da apuração. Chegamos ao Samba na Serrinha, edição Heróis da Liberdade, em homenagem ao compositor Silas de Oliveira, às 19 horas. O resultado das eleições estava estampado nos rostos. Entre lágrimas, testas franzidas, abraços e rebolados, as pessoas digeriam a vitória de Jair Bolsonaro. Ultraconservador, o presidente eleito do Partido Social Liberal  defende ideias como inferioridade de mulheres e negros, desumanização de pessoas trans, defesa da família heteronormativa, classificação das políticas de ações afirmativas como “coitadismo”. A ressonância de tais propostas, confirmada nas urnas, explica-se por um cenário de crise econômica, aumento da violência e diminuição de verbas para educação, saúde e assistência social, entre outros problemas.

    Giovana Xavier é professora da Faculdade de Educação da UFRJ. Formada em história, tem mestrado, doutorado e pós-doutorado, por UFRJ, UFF, Unicamp e New York University. É idealizadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras. Em 2017, organizou o catálogo “Intelectuais Negras Visíveis”, que elenca 181 profissionais mulheres negras de diversas áreas em todo o Brasil.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.

    Conteúdo exclusivo para assinantes

    Gosta do nosso jornalismo?

    Somos um jornal independente, por assinatura, e sem publicidade, financiado por vocês, nossos leitores. Jornalismo de qualidade no qual você pode confiar.

    • → O essencial para estar bem informado todos os dias
    • → Notícias de forma clara, equilibrada e organizada
    • → Newsletters exclusivas
    • → Acesso a nossos gráficos e especiais

    Esteja conectado com o melhor da informação.
    Torne-se um assinante. Junte-se ao Nexo!