Coluna

Ser ou não ser; estátua ou monumento

    A disputa pela história, dos confederados nos Estados Unidos aos bandeirantes paulistas

    Causou verdadeira comoção a disputa que ocorreu em torno de uma estátua do general Robert E. Lee (1807-1870), localizada em Charlottesville, uma pacata cidade de 45 mil habitantes na Virgínia, nos Estados Unidos

    Há quem ache que tudo isso não passa de uma imensa ingenuidade ou prova maior de que os norte-americanos não têm mais o que fazer. Gostaria de lembrar, porém, que existe uma grande diferença entre uma “mera estátua” e um “digno monumento”. Ou melhor, talvez a diferença não seja “real”, no sentido de que uma obra seria maior, mais bem feita, ou mais digna do que outra. Na verdade, nesses quesitos “racionais” e “práticos” elas se igualam.

    Estou aqui abusando das aspas por conta da dificuldade da explicação; talvez a causa da diferença entre esses dois termos esteja, exclusivamente, no uso que se faz da memória coletiva e no significado simbólico que atribuímos aos objetos, e não tanto à materialidade neles inscrita.

    ASSINE O NEXO PARA
    CONTINUAR LENDO

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Lilia Schwarcz é professora da USP e global scholar em Princeton. É autora, entre outros, de “O espetáculo das raças”, “As barbas do imperador”, “Brasil: uma biografia”, "Lima Barreto, triste visionário”, “Dicionário da escravidão e liberdade”, com Flavio Gomes, e “Sobre o autoritarismo brasileiro”. Foi curadora de uma série de exposições dentre as quais: “Um olhar sobre o Brasil”, “Histórias Mestiças”, “Histórias da sexualidade” e “Histórias afro-atlânticas". Atualmente é curadora adjunta do Masp para histórias.

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.