Coluna

Imagens que se encontram

    O que há em comum entre um documentário de Dziga Vertov e uma comédia de Buster Keaton, ambos feitos na década de 1920

    “O homem das novidades” (1928), de Buster Keaton, e “O homem com uma câmera” (1929), de Dziga Vertov, são filmes essencialmente históricos. Não por terem sido feitos no final da década de 1920, mas por inaugurarem, de certa forma, narrativas e linguagens. Se Keaton enquanto personagem da história improvisa, a câmera de Vertov segue o mesmo caminho.

    “O homem das novidades” é aquele filme que começa de uma maneira misteriosa. Não se sabe, ao certo, o que vai acontecer, qual será o rumo da pessoa que vemos: um jovem, branco, que segura uma câmera na mão e parece filmar o apocalipse, uma guerra, o fim do mundo. Até que aparece Sally, uma garota jovem, branca, meio perdida e que chama atenção de Keaton. A partir desse encontro, a comédia, que às vezes parece um drama, se desenrola.

     

    PARA CONTINUAR LENDO,
    TORNE-SE UM ASSINANTE

    Tenha acesso ilimitado e apoie o jornalismo independente de qualidade

    VOCÊ PODE CANCELAR QUANDO QUISER
    SEM DIFICULDADES

    Já é assinante, entre aqui

    Yasmin Thayná é cineasta, diretora e fundadora da Afroflix, curadora da Flupp (Festa Literária das Periferias) e pesquisadora de audiovisual no ITS-Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro). Dirigiu, nos últimos meses, “Kbela, o filme”, uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra, “Batalhas”, sobre a primeira vez que teve um espetáculo de funk no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a série Afrotranscendence. Para segui-la no Twitter: @yasmin_thayna

    Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.

    Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.