As redes neurais artificiais formalizam, matematicamente, o sistema de funcionamento não linear do cérebro humano, adquirindo conhecimento por meio de aprendizado. Esses sistemas são capazes de receber uma quantidade imensa de informações e processá-las para que seja possível reconhecer padrões, agrupar e classificar as variáveis. As redes neurais ajudam a dar clareza a um cenário de complexidade, facilitando a compreensão dos fatos e, possivelmente, a tomada de decisão.
E se trocassem congressistas por robôs?
Há um sentimento difundido no Brasil de total descrença na classe política e de que é preciso haver uma ruptura. Mas o risco maior que se coloca é uma renovação sem qualidade e sem inovação
Humberto Laudares é especialista em políticas públicas e desenvolvimento. É Ph.D em Economia pelo Graduate Institute, em Genebra (Suíça), e mestre pela Universidade Columbia (Estados Unidos). Fez Ciências Sociais na USP e Administração na FGV de São Paulo. Trabalhou com políticas públicas em governos, no parlamento e em organismos internacionais. Para acompanhar sua página no Facebook: www.facebook.com/laudares
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.
Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.