Como confiar nos outros, no Brasil? Quem, em sã consciência, confia no Congresso, nos políticos, nos partidos? Alguém aí confia no presidente da República? Hehe. E na Justiça? Quem confia na polícia, meu Deus? No sistema político, no sistema de educação, no sistema de saúde. Como confiar na mídia? Nos empresários, nos proprietários, nos banqueiros; nos sindicatos, nas associações, nas federações; no comércio, na indústria, nos serviços? E no povo? Quem é que confia no povo brasileiro? Quem aí confia na democracia?
No fundo, a crise é de confiança (como sempre, aliás)
A confiança nos outros sempre foi um problemão no Brasil. Aí, em 2016, piorou. Como sair dessa?
Denis R. Burgierman é jornalista e escreveu livros como “O Fim da Guerra”, sobre políticas de drogas, e “Piratas no Fim do Mundo”, sobre a caça às baleias na Antártica. É roteirista do “Greg News”, foi diretor de redação de revistas como “Superinteressante” e “Vida Simples”, e comandou a curadoria do TEDxAmazônia, em 2010.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Nexo.
Todos os conteúdos publicados no Nexo têm assinatura de seus autores. Para saber mais sobre eles e o processo de edição dos conteúdos do jornal, consulte as páginas Nossa equipe e Padrões editoriais. Percebeu um erro no conteúdo? Entre em contato. O Nexo faz parte do Trust Project.